sexta-feira, 19 de abril de 2013

COMO TRABALHAR A ORALIDADE NA SALA DE AULA


 








O professor de qualquer disciplina deve trabalhar a oralidade em sala de aula, pois entre outros motivos, a oralidade se constitui um importante recurso para o exercício da cidadania, além de também estar previsto nos PCNs em todas as modalidades ( do Ensino Infantil ao E. Médio). Diversas atividades podem ser oportunizadas, desde o diálogo direcionado durante a aula como:  

• Organizar um seminário sobre temas de interesse da classe ou a que estiver sendo abordada nos conteúdos.
• Organizar uma mesa-redonda para debater determinada questão polêmica. Envolver alunos de toda a escola e se possível convidar alunos de outras escolas.
• Organizar e participar de um debate sobre determinado tema de relevância social (como preconceito racial, internacionalização da Amazônia, trabalho infantil, aborto, entre outros). 

O SEMINÁRIO COMO TÉCNICA DE ENSINO 

O seminário pode ser utilizado como importante ferramenta de ensino com o objetivo de desenvolver a oralidade e ainda o aprofundamento teórico em determinado tema. Por isso, deve estar na sala de aula de qualquer disciplina. No entanto, o professor deve saber como planejá-lo.
Vale lembrar que o seminário é um gênero oral e portanto exige que o professor oriente os alunos desde como pesquisar o tema até como se portar na hora de expor o conteúdo. 

1 ETAPA: Dividir a turma em grupos por tema. - Depois dividir cada grupo os subtemas que se pretende abordar. O professor deve direcionar os subtemas mais importantes. Cada participante deve ter um subtema. 

2 ETAPA: Orientar a pesquisa do tema - Fornecer material, indicar livros, sites, etc. Incentivar a leitura sobre o tema, identificando as informações mais importantes do tema. São essas informações que serão ditas no seminário, portanto, elas devem ser selecionadas e anotadas. Fazer com que os alunos percebam que eles precisam dominar o assunto do qual vão falar. Isso é importante para que ele tenha segurança ao expor. 

3 ETAPA: Preparar a apresentação - Mostrar aos alunos como fazer um esquema com tópicos para que ele não esqueça as informações selecionadas, mas apenas tópicos e não o texto todo. (Evitar o chamado “leminário” ). O aluno que está apresentando um seminário deve olhar a fichinha ler um tópico e falar sobre ele olhando para a plateia. Por isso deverá estudar  bem seu subtema. O professor deverá estipular um tempo para a apresentação para que o aluno se organize melhor. (Sugestão: 3 minutos por participante), mas isso depende do tema e do aprofundamento que se deseja.
O material de apoio para a apresentação: cartazes ou slides, devem ser produzidos com cuidado. Por isso, o professor precisa orientar a confecção. Somente tópicos e imagens devem aparecer tanto nos slides quanto no cartaz. Eles servem para guiar a fala do apresentador e não para ser lido o tempo todo. ( Além de cansativo, a plateia não costuma prestar atenção).

4 ETAPA: Ensaio – Essa etapa é importante para treinar os alunos, e dar oportunidade de corrigir falhas. Observar se a fala está dentro do tempo estipulado, se tem informações demais ou de menos. Se o grupo pode se reunir em casa, ótimo. Caso contrário, combinar com os alunos o dia do ensaio, separadamente, na sala, no pátio, etc. O professor não precisa assistir o ensaio. Sensibilizar os alunos quanto ao cuidado de:       - Usar a língua formal;  (Evitar o “né?” “tipo assim”)
 - Não falar baixo demais;
- Falar pausadamente. 

Percorrendo estas etapas seus alunos se apropriaram de uma das mais importantes habilidades de comunicação: a expressão oral. Então, mãos à obra colegas!
Texto produzido por: Evanilde Gomes.  

6 comentários:

  1. Boa noite caros professores. Utilizei esse modelo na minha sala de oitavo ano, e consegui tirar um grande proveito com meus alunos. Sabemos que hoje em dia é muito difícil trabalhar a oralidade na sala de aula pela falta de interesse dos próprios alunos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse conteúdo.
    Enriquecedor.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do seu trabalho! É preciso trabalhar bastante essa metodologia em sala de aula. Muito bem!👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, adoro este tipo de atividade.

    ResponderExcluir
  5. OI É O ARTHUR FERNANDES E NAO CONSIGO ENTRAR NA AULA ME ENFORMEN COMO ENTRAR SOU DA ESCOLA E.E.SAO JOSÉ

    ResponderExcluir